DOCUMENTAÇÃO DE APRENDIZADO

A documentação é uma poderosa ferramenta usada para comunicar as experiências, ideias e processos de aprendizagem das crianças. Ela pode assumir muitas formas e, geralmente, retrata o trabalho de uma criança em diferentes estágios de conclusão.  

A documentação tenta tornar a aprendizagem "visível". Os professores registram a progressão do entendimento das crianças diariamente, criando uma narrativa. Muitas ferramentas são usadas, tais como: vídeo, fotografia, gravação de voz, escrita e desenho.   O professor está intimamente sintonizado com o que os alunos fazem, por meio de observações cuidadosas, e relata como as crianças se sentem, pensam sentem e interagem com seu ambiente de forma sustentada e focada. Os momentos normais de aprendizagem são valorizados. As perguntas e as respostas preliminares são desenvolvidas.   O objetivo é capacitar os professores para descobrir o que ensinar, e o que os alunos devem aprender com a informação coletada e exibida. Esta informação é, então, usada para orientar o ensino adicional. Assim, a documentação é uma ferramenta de pesquisa que pode ser usada para orientar a aprendizagem de maneira eficaz. Como as crianças pensam e aprendem, e como as ideias nascem, se consolidam e florescem é uma documentação de foco central.

Salvar

Salvar

Salvar