Pensamento computacional prepara crianças para avanços tecnológicos

Posted on Posted in Uncategorized

Já ouviu falar em pensamento computacional? Em muitos países esse conteúdo já faz parte do currículo das escolas.

Na Escola Americana de Vitória já nos primeiros anos da educação infantil utilizamos o Cubetto, um simpático robô de madeira que ajuda a ensinar o básico da programação de computadores por meio de aventuras e exercícios práticos.

Nessa fase escolar, realizamos atividades como programação com blocos, que funciona como um jogo de montagem em que os alunos alinham cubos com instruções a serem lidas por um robô. As crianças não têm contato com linguagem de programação. Elas aprendem a lógica de programar um computador para realizar tarefas simples, planejando e programando as ações e respostas dele.

Assim os nossos alunos aprendem conceitos básicos de matemática e lógica, estratégias para resolução de problemas, elaboração de projetos e comunicação de ideias.

“Acreditamos que ensinando o pensamento computacional desde as primeiras turmas estamos preparando nossos estudantes para o sucesso futuro e para um ambiente globalizado em rápida mutação”, destacou a diretora da EAV Andrea Buffara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *